E lá estou eu a ser mimado com um quarto só para mim. Uma casa de banho só para mim. Guias turísticos só para mim. Nao sei se é assim que funcionam todas as familias mexicanas mas tenho de admitir que a recepçao ao convidado foi do mais prestável e hospitaleiro que existe. Deu para ter uma ideia de como funcionam as coisas por aqui.
Sao cinco os membros da família Lopez. O Pai, Miguel Angel, parece uma criança disfarçada de adulto, sempre rindo, comendo e bebericando o seu café instantaneo. A mae, Maricela, é uma autentica senhora em estilo mexicano, deslizando com classe pela casa. Ana Paula é a irma mais velha cuja personalidade jovial afecta todos em seu redor. Diana é a irma do meio e quase de certeza vai estudar design para Portugal (Passei a semana a convence-la que Portugal é a Meca do design Mundial). Mariana é a irma mais nova, embora a sua aparente personalidade mais séria a torne a irma aparentemente mais responsável das tres.
Toluca em si nao tem nada de especial, mesmo nada ("Perdón Ana Paula e Diana"). Como fui eu parar aqui? Simples, 90% dos meus amigos mexicanos vivem por estas bandas. Uma vez mais, as amizades que travei em Marselha juntaram o útil ao agradável.
A semana foi espéctacular! Nao pensei em nada, simplesmente porque nao precisei de pensar, os meus guias turísticos pessoais e de serviço personalizado arrastavam-me para tudo e mais alguma coisa: Grutas (Cacahuamilpa), Cidade do México, Valle de Bravo, reunioes em família e obviamente uma ou outra festa! Foi uma semana relaxante... Acordava tarde, tomava o pequeno almoço e arrancava para meia jornada turística. Assim foram se passaram os dias em Toluca.
Hospitalidade mexicana à parte, outra coisa que me chamou a atençao é o modo como decorrem as refeiçoes no méxico. Estando a falar de uma famíla mexicana, obviamente que nao podia deixar de escrever umas linhas sobre como come uma família mexicana!
Nao é que se coma muitas vezes ao dia (como em Portugal) mas quando é para comer, é para "enfardar" alegremente em comunhao: pegamos em tudo o que há na mesa e fazemos uma grande misturada numa grande e soculenta tortilla. falamos, rimos e comentamos como está o "pasto" do dia.
Quando se come, nada é puro e simples. Um simples taco de carne (uma espécie de Kebab mexicano, mais uma vez "Perdón Ana Paula e Diana", tem de levar pelo menos mais 2 ou 3 ingredientes sendo que um deles é obviamente o molho picante. Ovos mexidos? Sim claro, mas com tomade, cebola, molho picante e dentro de uma tortilla. Tequilla? sem dúvida, mas a nao ser que seja usada para cocktails, bebe-se com sal e limao.
A comida é boa sim senhor! Uma grande mistura de cores, sabores e cheiros fazem de cozinha Mexicana, uma peculiar abordagem ao acto de comer. Ah! e desenganem-se se pensam que em Portugal há restaurantes mexicanos. Quanto muito há uns quantos "mexicaneses"...
Saio desta casa com saudades do conforto caseiro... "As a wise man once said: There's nothing like home!".