Chego ansioso a São Paulo pois é aqui, na segunda maior metrópole do Mundo, que se encontram dois grandes amigos meus, Thais e Luis. Conheci-os através do programa de intercambio Europeu "Erasmus" em Marselha e felizmente para mim, temos mantido contacto, contacto esse que me deu jeito para conhecer a Cidade e claro, para não pagar alojamento (obrigado Luis).
Através de Thais vou conhecendo a parte Erudita e chique da cidade, e apercebo-me que aqui em São Paulo a ideia de "novo" e "velho" têm significados completamente diferentes do que na Europa:
- Está vendo aí esse prédio? Olha como é bonitinho? Não é?
Olho para o prédio, um mastodonte horrivel dos anos 50 ou 60 e respondo - Sim, é engraçado mas eu prefiro aquele ali - aponto para um skyscraper moderno.
- Ah estou vendo, cê não gosta dos prédios antigos, prefere os modernos né?
- Antigo? aquilo é antigo? o prédio onde moro lá em Lisboa deve ser quase da mesma idade! Antigo é o Castelo de S.Jorge com 800 anos!!
- Pô mas aqui para S.Paulo é antigo! - não consigo deixar de conter o riso ao pensar na noção de antigo/moderno em S.Paulo!
Continuamos a nossa visita e ao longo da semana percorremos vários pontos essenciais da cidade: Museu Arte de São Paulo, Pinacoteca, Sala S.Paulo, restaurantes, Centro da cidade, bolsa de valores, Galeria Rock, Museu do Futebol, entre outros... Muito animado!
Por seu lado, Luis apresenta um estilo diferente, e é dentro do seu pequeno Chevrolet Celta 1.0 (mas segundo o dono: com espírito 3.0) que me vai mostrando os modernos edificios da cidade, bares, shoppings e ainda um jogo de futebol.
Galgando passeios, pisando riscos contínuos, criando faixas onde elas não existem, queimando sinais vermelhos, excedendo os limites de velocidade, sou conduzido pelo "espírito 3.0" de Luis pelo caos da cidade, sempre agarrado ao banco e colocando a mão à frente da cara sempre que algum atentado ao código da estrada era cometido.
Viagens muito animadas estas, em que o condutor é um brasileiro nascido na Holanda, vivido em Inglaterra, filho de mãe Portuguesa, vivendo a infancia no Mato Grosso e agora Estudando em S.Paulo!
Saio desta cidade feliz, feliz por ter encontrado amigos que outrora conheci e feliz porque a cidade proporcionou-me bons momentos. Seria incapaz de viver aqui, ao caos da cidade eu respondo: "Vade retro Satanás!", e concluo que Lisboa já não parece ser assim tão caótica, até apetece viver lá imaginem só!
De qualquer das formas, S.Paulo é uma cidade onde a diversão não pára e há sempre algo para fazer, o que por si só constitui um bom argumento para visitar esta mega-cidade de 29 milhões de habitantes (área metropolitana). Seja concertos de música clássica ou shows de heavy metal, Exposições de arte clássica ou cocktails de arte pós moderna, restaurantes fast-food ou restaurantes "nouvelle cuisine", S.Paulo tem-os a todos....
Se por um lado o Rio de Janeiro está sobrevalorizado, então São Paulo está subvalorizado, o que é preciso é ter os guias certos!
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Fico contente de teres gostado da cidade! Mesmo contente! :)
ResponderEliminarE agora? segues viagem para onde?
Grande abraço!
Olá Gémeo
ResponderEliminarEstou cheia de inveja!
Bom resto de ...
um grande bj t.néné
Caraca! Ainda bem que gostou de São Paulo. E foi bom que botasse aí essa fotos pra galera ver de novo a Thais e um pouco do que ela te mostrou da cidade. Parece que seus amigos foram os dois muito legais, e ainda bem. Como é que é? Chegou a ir no Morumbi? É que o São Paulo... "é campeão!.. é campeão!" Um abraço aí pro hemisfério sul! (Tá começando o bom tempo aí e aqui é o Outono que vem, por isso aproveita).
ResponderEliminarOlá,
ResponderEliminarNão posso deixar de comentar a expressão "atentado ao código da estrada", pois é que em Portugal é permitido andar de carro dentro de parques infantis, nas vias destinadas a bicicletas..
Bom resto de viagem, diverte-te e aproveita.
Bejoo
Xikinho, devia era ter ido contigo...
ResponderEliminarOi Francisco!!
ResponderEliminarEstás a gozar com a minha cara no seu post né!??! hhahaah Vais ver depois...
Mas, deixando isso de lado, ADOREI o que você escreveu. E agora pensando comigo mesma, estou vendo que várias coisas ainda poderiam ter sido vistas.. Bom, fica para uma próxima vez!
Me avise da sua previsão de chegar em Buenos Aires, é capaz de nos encontrarmos lá e dançarmos um TANGUINHO, NÉ!?!
Beijinhos!!
Da sua amiga ZUCA!
Grande Neto,
ResponderEliminarFinalmente consegui ter acesso ao teu blog e às tuas histórias por terras do Hemisfério Sul! Ainda bem que corre tudo bem e que te tens estado a divertir!!
Quando regressares a Lisboa vou promover uma reunião entre ti, a Isabel Alçada e a Ana Maria Magalhães. Pode ser que decidam publicar um novo volume para a colecção "Uma Aventura" com as tuas histórias... Mas tens de prometer que cortas a barba de 5 metros (senão dá mau aspecto)!
Força aí nessa jornada e vai dando notícias!! A Pandilha torce por ti deste lado do Atlântico! Já sabes que se precisares de alguma coisa é só avisar!
Grande abraço!!
Félix
PS - Decidimos mudar a tua alcunha! A partir de agora deixas de ser conhecido como "Africanus Netus" para passares a ser o "Americanus Netus"
PS2 - NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA: O Calado decidiu cortar 0,001 cm do seu cabelo!!!
Grande Francisco!
ResponderEliminarTenho acompanhado o teu blogue sempre que possível mas ainda não me tinha dado para comentar, mas desta vez não resisto.
Realmente, que menino! Então andas com medo de passar uns meros traços contínuos depois das nossas aventuras pelo circuito urbano do parque infantil da guarda? =)
Para além disso já se nota um certo sotaque na tua escrita. "Para onde ides vós agora?"
Um abraço
S. Paulo já está!! Que bom ter amigos assim. Ver a cidade com quem a conhece bem é sempre diferente de estar a partir pedra. Quanto ao "novo " e "antigo", claro que é tudo relativo. Os egícios também riem de nós... Castelo de S. Jorge com 800 anos? ...isso é que é antigo?... Beijocas. Tia Isabel
ResponderEliminarOla Cisco!!
ResponderEliminarSabes bem que odeio ler blogs principalmente quando tem muitas letras! fico com os olhs turvos!
Mas li esta parte de sao paulo. Ainda bem que estas a gostar, espero que tenhas mandado bjs a Tais e ao Antonios...
Já temos saudades tuas!
Ps: Não tens nenhuma morada para podemos mandar uma cena?
Ah e ja vestiste a tshirt? tens de mostrar fotografias
Beijinhos pretinha
Meu o teu telefonema foi do caneco lol directamente do Uruguai...classe!! O comentário do Filipe tá demais e é vdd, se precisares de algo diz que a malta mete-se toda no barco e vai até aí lolol era bom... :)
ResponderEliminarO Calado é que nao cortou o cabelo,nao.... mas parece cada vez mais novo! Que saúde, que espetáculo! Tenho que dizer ao Cerejas para vir cá lol um abraço!!!~
Bernas