sábado, 19 de setembro de 2009

Início

Ao chegar a Salvador da Bahia a primeira coisa que me passou pela cabeça foi: "Mas onde é que te foste meter Francisco?!". Verdade seja dita, ainda não estou acostumado à ideia de passar os próximos meses a vaguear sozinho pelas Américas, parece-me a mim que não estou minimamente preparado para tal empresa.
Se me perguntassem ha 6 anos atrás qual seria o percurso a tomar por esta altura, eu responderia "Trabalhar numa consultora, Banco ou qualquer coisa do género....", ou seja, nada relacionado com o que estou a fazer! Além disso, tendo estudado onde estudei, tudo me levaria crer que esse seria o meu percurso.
Contudo, como a vida é recordada através de experiências, esta seria uma experiência que eu não poderia deixar passar ao lado! Não consigo evitar rir para dentro ao pensar na ideia! E é por esse motivo, que apesar dos meus receios, entrego-me a este projecto.
Enfim... Agora estou em Salvador, uma das primeiras cidades Portuguesas no Brasil. Uma cidade pintada pela alegria que os baianos levam consigo: Em cada esquina do centro existe uma escola de capoeira, os edificios, pintados com cores pastel lembram a baixa Lisboeta e a percussão dos tambores marca o ritmo do centro da cidade. Os edificios históricos provam a presença Lusa no País: Igreja de S.Francisco, a Basilica e a Igraja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Todos estes edificios conferem a esta cidade um tom marcadamente Português que me leva a navegar pelos séculos passados do colonialismo.

Hoje estou em Salvador, amanhã não sei, talvez Porto Seguro ou Lençois...

12 comentários:

  1. LINDO!
    Que bom saber de ti. Saber que chegaste bem e que se inicia este grande projecto.
    ADMIRO-TE. Muito.
    Um abraço forte, diverte-te!

    ResponderEliminar
  2. Força ai Básico!
    Eu por acaso não te admiro por seres uma beca Menezes do Cunhal e Sande da Câmara..

    Um abraço,

    Padre

    ResponderEliminar
  3. Francisco,

    tive imensa pena de não ter conseguido estar contigo antes de partires... Enfim...
    Fico extremamente orgulhosa de ti, cresceste imenso desde que nos conhecemos!Gostava de ter a tua coragem e partir à descoberta da minha Missão!Sempre que possível vou estar atenta ao teu blog. Tata.
    Tamos juntos!!

    Bjs, Helena

    ResponderEliminar
  4. Yep. Podes ter muitas dúvidas, mas esta esclareço-ta já: a alternativa de que aí falas, de estar num escritório qualquer da Deloitte ou coisa assim, é bastante má. Portanto sabes já que acertaste na escolha.

    ResponderEliminar
  5. Olé meu querido sobrinho! Os meus parabens pelo escrito. Soube desta tua faceta em casa de teus pais onde fui jantar hoje e estavam muito orgulhosos desta tua nova faceta de escritor. Vai em frente e faremos um bom livro de viagem.

    ResponderEliminar
  6. Grande Primo já andas a espalhar o nosso nome!!!eheheeh

    Diverte-te à grande e vai "pondo" aqui noticias!!!

    abraço

    António Carvalho Neto

    ResponderEliminar
  7. Grande sobrinho! O texto é Excelente e muito querido. O mundo é pequeno. Acompanhamos-te em cima da hora. Diverte-te e aproveita da melhor forma cada momento.Bj Tia Isabel

    ResponderEliminar
  8. Querido Francisco
    Muito gostámos do teu escrito! Seguramente que te inspiraste nesse português tão genuíno como ousado e que, outrora, fez diversas viagens e torna-viagens entre os dois lados do Atlântico. Refiro-me, é claro, ao P.e António Vieira. O nome diz-te alguma coisa ? Continua. Cá esperamos a próxima carta, ou crónica..., para o paço de Linda-a-Velha!
    Saudades dos tios J e J.

    ResponderEliminar
  9. Estamos torcendo para que corra tudo bem e que "te" descubras.
    Quanto ao P. António Vieira, enfim, entre o CORO DA IGREJA DE S. FRANCISCO e a nave central, bem podes ler o sermão aos peixes.

    BJS.

    PAi

    ResponderEliminar
  10. Francisquetam meu amor
    Estou aqui com a Tia Rita como professora!
    Vamos lá ver se a coisa funciona ...
    Tambem tenho que descobrir como incluir uma foto ... tão bela como sou ... !
    Pronta beijocas.
    O Pai tratará do telefone.
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. hey dude, happy to know that you are alive!!i'm proud of you :D happy to know that everything at the moment is going good..
    take care bro!!! good luck!!
    dario

    ResponderEliminar
  12. Caro Francisco
    Acho que vou ficar cliente deste blog, para além do outro que leio todas as semanas, de um português que está a dar a volta ao mundo e que agora deve andar para os seus lados: www.emviagem.net
    Obrigado pelas reportagens, não desista!
    Um abraço

    ResponderEliminar