quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Uma semana com a família Lopez

Depois de quatro meses vivendo como vagabundo pela América do Sul, uma semana em família pareceu ter vindo de encomenda! É sempre bom tentar coisas novas e passar por experiencias a que nao estamos acostumados. Dormir num quarto com 8 macacos a ressonar, passar a noite no terminal de autocarros, atravessar ilegalmente a fronteira e nao tomar banho fazem parte do processo de experimentaçao dum mochileiro, mas tudo o que é em excesso cansa. E cansado de tudo isto estava eu quando aterrei no "SPA Lopez" em Toluca, perto da Cidade do México.

E lá estou eu a ser mimado com um quarto só para mim. Uma casa de banho só para mim. Guias turísticos só para mim. Nao sei se é assim que funcionam todas as familias mexicanas mas tenho de admitir que a recepçao ao convidado foi do mais prestável e hospitaleiro que existe. Deu para ter uma ideia de como funcionam as coisas por aqui.

Sao cinco os membros da família Lopez. O Pai, Miguel Angel, parece uma criança disfarçada de adulto, sempre rindo, comendo e bebericando o seu café instantaneo. A mae, Maricela, é uma autentica senhora em estilo mexicano, deslizando com classe pela casa. Ana Paula é a irma mais velha cuja personalidade jovial afecta todos em seu redor. Diana é a irma do meio e quase de certeza vai estudar design para Portugal (Passei a semana a convence-la que Portugal é a Meca do design Mundial). Mariana é a irma mais nova, embora a sua aparente personalidade mais séria a torne a irma aparentemente mais responsável das tres.

Toluca em si nao tem nada de especial, mesmo nada ("Perdón Ana Paula e Diana"). Como fui eu parar aqui? Simples, 90% dos meus amigos mexicanos vivem por estas bandas. Uma vez mais, as amizades que travei em Marselha juntaram o útil ao agradável.





A semana foi espéctacular! Nao pensei em nada, simplesmente porque nao precisei de pensar, os meus guias turísticos pessoais e de serviço personalizado arrastavam-me para tudo e mais alguma coisa: Grutas (Cacahuamilpa), Cidade do México, Valle de Bravo, reunioes em família e obviamente uma ou outra festa! Foi uma semana relaxante... Acordava tarde, tomava o pequeno almoço e arrancava para meia jornada turística. Assim foram se passaram os dias em Toluca.







Hospitalidade mexicana à parte, outra coisa que me chamou a atençao é o modo como decorrem as refeiçoes no méxico. Estando a falar de uma famíla mexicana, obviamente que nao podia deixar de escrever umas linhas sobre como come uma família mexicana!
Nao é que se coma muitas vezes ao dia (como em Portugal) mas quando é para comer, é para "enfardar" alegremente em comunhao: pegamos em tudo o que há na mesa e fazemos uma grande misturada numa grande e soculenta tortilla. falamos, rimos e comentamos como está o "pasto" do dia.

Quando se come, nada é puro e simples. Um simples taco de carne (uma espécie de Kebab mexicano, mais uma vez "Perdón Ana Paula e Diana", tem de levar pelo menos mais 2 ou 3 ingredientes sendo que um deles é obviamente o molho picante. Ovos mexidos? Sim claro, mas com tomade, cebola, molho picante e dentro de uma tortilla. Tequilla? sem dúvida, mas a nao ser que seja usada para cocktails, bebe-se com sal e limao.
A comida é boa sim senhor! Uma grande mistura de cores, sabores e cheiros fazem de cozinha Mexicana, uma peculiar abordagem ao acto de comer. Ah! e desenganem-se se pensam que em Portugal há restaurantes mexicanos. Quanto muito há uns quantos "mexicaneses"...







Saio desta casa com saudades do conforto caseiro... "As a wise man once said: There's nothing like home!".

8 comentários:

  1. Que bommmm Francisco!!! Fico mesmo contente! Recepções assim são tão boas... sabem a casa e a familia e isso de mochila às costas é raro realmente!
    Espero que estejas bem!
    Adoro a fotografia do salto da felicidade, imagino as gargalhadas para a tirar... tiraram quantas?! 20? eheh
    Forte abraço Francisco!

    ResponderEliminar
  2. Aaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh .... Ufffffff! Que bom !!!! Que bem me senti! Que descanso me deu! Bem haja a familia Lopez de Toluca que tão bem te acarinhou, tão bem e tão feliz te fez sentir! Há muito tempo que não me sentia tão aliviada e tão descontraida! Um grande, grande, grande, beijo e abraço para o Pai Mexicano, Miguel Angel, a Mãe, Maricela e os descedentes Ana Paula, Diana e Mariana. Ou no México ou em Portugal, espero vir um dia a conhecer todos!
    Francisco: .... a Mãmã sempre disse: "Familia é muito importante .... por muito chatos e exigentes, etc etc etc que sejam! Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Pois é Francisco! Parece que "tá" todo mundo suspirando descansado por estares em "Família". Subscrevo os outros comentários quanto ao ambiente familiar e amigos, e acrescento: Gostei do colorido (pelo menos uma das fotos), e do ar satisfeito dos participantes da composição fotográfica. Quanto à comida: Se eu já gosto da comida "mexicalense" fico com água na boca só de imaginar a "verdadeira". Quanto à tequilha: "vou nessa...". E a música?..Espero por mais notícias mexicanas para saber mais. Beijocas da tia Isabel

    ResponderEliminar
  4. Mesmo Fat!! "SPA LOPEZ"...mesmo expressão à Básico, cá recebi a viola miniatura...certamente encontras-te com peso na consciência por não ter gasto mais tempo a ensinar aqui o primo a tocar...
    Um grande Abraço

    Padre

    ResponderEliminar
  5. Bestial pá!
    Olha, gosto muito das fotos que tiras a saltar. É uma imagem de marca!
    Por falar nisso, já ouviste falar do "Where the hell is Matt?"
    É um tipo que dá a volta ao mundo e por onde passa faz sempre uma dança curiosa que é a imagem de marca dele. Tem piada, procura na internet (também está no youtube).

    Um abraço, e cumprimentos aos Maias e Aztecas.

    ResponderEliminar
  6. Querido Neto,
    É uma vergonha, mas só hoje te venho agradecer o presente do Natal/Anos. Que rico presente. Adorei. Como sempre ficas lindamente nos retratos e ainda bem. Aleviaram as saudades. Por cá não há novidades. Quando vieres, então se dará "à lingua".!! Deus queira que continues a gostar desse tempo. Eu como toda a familia, te esperamos com saudades. Um grande beijo da Avó Teresea

    ResponderEliminar
  7. Oi Gajo.

    Que bom que encontraste a Ana Paula e que deu tudo certo...
    Eu me senti assim quando estive na tua casa em Lisboa: tinha até BANHEIRO so para mim! haha

    Aproveita a viagem!

    Beijinhos
    Teresa

    ResponderEliminar
  8. Diana dice...

    Fraaaaaaanciiis luved it!
    luuuved having you here and teaching you all the good MEXICAN words aaaaand phrases! jaja
    See you in a year! little bit less! :) like... 11 months! :)
    You're missed! very very missed!
    .. need us to send you chicharron and the white cheese by mail??
    jaja... LUVED the blog :)
    Regresa pronto, pinche portuguès! :)

    ResponderEliminar