sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Con mucho gusto caballero

Como todos sabemos a Colômbia é o país mais perigoso da América do Sul e quiçá do Mundo. Bem, pelo menos essa é a imagem que jornalistas de todo o Mundo passam para fora e nós de boa vontade vamos fomentando essa reputaçao. Para nós estrangeiros, a Colômbia é cocaína, é Pablo Escobar, sao raptos e sao as milícias. É perigosíssimo vaguear por este país, pois quase de certeza vamos ser raptados e se nao o formos foi por mera sorte. Essa imagem está obviamente deturpada e se alguma vez foi verdade, hoje em dia o caso é diferente: A Colômbia é "con mucho gusto" um país "bacan".

Se nos anos negros dos carteis de Medellin e Cali, os Colombianos eram pelas piores razoes protagonistas nestas histórias de mau gosto, hoje em dia também o sao mas as histórias sao outras. Os Colombianos sao sem sombra de dúvida as pessoas mas simpáticas e prestáveis que alguma vez conheci. A viagem por si só justifica-se para conhecer estes personagens que através de pequenas mas saborosas conversas nos levam a conhecer as cores do País: é um amarelo simbolo do ouro mas também da alegria que transpiram, um azul de maresia e um vermelho de paixao glorificado pelas vitórias militares do passado. Viajar aqui é fácil.

E a foi a viajar que me deparei com a Salsa, expressao cultural tao obvia nestas terras. É rara a pessoa que nao de um pezinho de dança e na capital da salsa, vulgo Cali, os clubes de dança abundam. Eu bem tentei bailar mas penso que nao fui feito para estes rodopios, que o digam Sandra e Cláudia, duas Colombianas com quem dancei no clube "Tin Tin Deo"... clássicos de la rumba!! Um perigoso balançar de ancas, palma da mao com palma da mao, uma volta aqui uma volta ali, passos ritmados e um improviso desmedido que me deixa baralhado. Assim é a salsa.

E aquele nectar revigorante a que chamam café? Originário da Etiópia, encontra a sua verdadeira casa na Colombia. Por este motivo, a viagem nao fica completa sem uma visita à zona cafeteira, a Oeste de Bogotá. É aqui que os "paisas" (habitantes da regiao) exibem orgulhosamente os seus bigodaços bem ao estilo de Juan Valdez (para quem nao sabe é a Starbucks cá do sítio) enquanto envergam o típico poncho preto e branco. É uma zona que consegue conservar a sua identidade "café de Colombia" e exactamente por essa razao, um salto a esta regiao mostra o lado mais pitoresco do país. Uma visita a uma dessas "fincas" cafeteiras é imperativa, nem que seja para ganharmos um diploma que prova o nosso grau de conhecimento cafeteiro!

A Colombia é isto tudo e muito mais. É café de primeira categoria. É o Carlos Valderrama. É o Caribe. É Gabriel Garcia Marquez. É salsa e rumba. Sao os Andes. É o frio de Bogotá e o calor de Cartagena. E sim, também sao as milicias e também é cocaína mas esses estao lá bem no fundo da gaveta e só se procurarmos frenéticamente os encontramos. A Colômbia é "con mucho gusto" um país "bacan"...

7 comentários:

  1. Boa Francisco!!A Colômbia é um País "Bacan"!!! Vou por ti! Gosto da descrição e da imagem que dás da Colômbia! Salça e Rumba....gosto disso...Café..também gosto...especialmente do cheiro pois não costumo beber por razões de saúde..mas percebo os apreciadores...O que tenho apreciado também no google é o colorido e a variedade de paisagem..isso encanta-me!! Quanto à simpatia dos autocnes é bom saber que são tão simpáticos e que te estás a divertir tanto. Aliás o ar que exibes nas fotografias não engana..antes pelo contrário...é uma evidência do quanto estás a apreciar cada momento dessa viagem. Estou encantada com as descrições e a curiosidade pelos sítios e gentes por onde tens viajado tem crescido vertiginosamente.`Cada vez gosto mais de viajar e ver e experimentar o que os outros fazem e como vivem e há sempre coisas boas no que é diferente. E VIVAM as viagens. Beijocas de 2010 da tia Isabel

    ResponderEliminar
  2. É isso. Mais uma descrição soberba, cheia de pormenores! Também era capaz de passar aí uns tempos.

    Deste lado do Atlântico é Inverno, bem sabes. E o final de Dezembro foi bem chuvoso. Cerca de 85% do país teve 50% de chuva a mais do que a média para Dezembro! Com isso, a consequência foi evidente, para a Homem Rijo's Cup: uma passagem de ano bem dura!

    Fomos todos para Ferreira, tal como no ano passado (desta vez o Padre e a Madalena também lá foram ter). No dia 30 decidi ir à descoberta, tentando chegar ao Astronóvico por corta-mato (tinha visto uns atalhos no Google Earth). Claro que apanhei com granizo na tromba lá em cima no picoto da Melriça. Depois foram 20 km de agonia... enfim, coisas habituais da HRC. Quando voltares damos lá um salto mas no Verão, de preferência.

    Era só para saberes e também desejar-te um Bom Ano Novo, em nome da HRC!!!

    Até à próxima!

    ResponderEliminar
  3. Francisqueta, gostei imenso desta tua descrição sobre a "paradisiaca" Colombia ...!!Pelos vistos andamos todos aqui na Europa e ... resto do Mundo enganados!!!! É mesmo assim? Não lhe acrescentaste um pouco de "adoçante"? Um beijo

    ResponderEliminar
  4. Pois, também eu, como a tia Isabel, continuo maravilhada com este blog. Viajar é realmente uma coisa fantástica e rapidamente percebemos que muitos dos "clichês" sobre um povo ou um país são só isso mesmo... clichês. E o melhor de tudo, para além das incriveis paisagens que tens andado a ver, são mesmo as pessoas, não é verdade?
    Que este ano de 2010 que parece ter começado bem seja mesmo um excelente ano, Francisco! Sempre cheio de novas decobertas... Beijinhos grandes da tia Teresa

    ResponderEliminar
  5. este txiky é um herói, sem medo na colombia hein! com essa descrição ate eu fiquei sem medo de ir pai! beijinhos xiky e continuaçao de optimas aventuras e descobertas ;)

    ResponderEliminar
  6. Granda Neto,

    Um excelente 2010 cheio de alegria e felicidade!!

    Epá no video do post anterior pareçes-me mais magro...até os calções te caem quando saltitas freneticamente!!Aí não á Pizza Hut e cola??!?

    Grande abraço e estou te a ver... ; )

    Tiago Cerejeira

    ResponderEliminar