quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Viagem S.Pedro de Atacama a Uyuni

Receoso que esta excursão fosse um fiasco tal como outras que tenho feito, acabei por pagar relutantemente os 65.000 pesos chilenos na agência de turismo em S.Pedro de Atacama. No dia seguinte, lá estava eu à porta da agência para iniciar esta viagem que se revelou uma agradável surpresa. Foram 3 dias vividos entre as mais belas paisagens que alguma vez vi. Assim, não vale a pena desperdiçar muitas palavras pois as fotografias falam por si.
Com alguns dias de atraso aqui vai uma breve discrição, acompanhada de respectivas fotos, da excursão de 3 dias que me levou de S.Pedro de Atacama no Chile até Uyuni na Bolívia.

O primeiro dia começou com os habituais procedimentos burocráticos de regularização de passaportes na fronteira dos dois países. A única diferença destes "habituais" procedimentos burocráticos era o facto de estes terem lugar a 4.000m de altitude. Por este motivo, assim que saí do carro, senti de imediato um frio gelado no corpo inteiro pois não vinha preparado para tal adversidade e um vento impiedoso que não deixava escutar o silêncio complicava ainda mais as coisas. A cereja em cima do bolo foi colocada pela notória dificuldade em respirar, sensação constante ao longo da viagem.
Terminados todos estes procedimentos troco de veículo. Agora estou num 4x4. É neste momento em que conheço os meus companheiros de viagem: Dean (inglês), Diana (alemã), e Jean (Brasileiro). Cada um com as suas manhas e manias, acabamos por formar um grupo bastante divertido que ajudou a passar da melhor forma as longas horas de viagem.
Saídos da fronteira, passamos por várias lagoas de alta altitude das quais se destaca a "laguna colorada" - versão portuguesa, lagoa colorida - onde uma colónia de flamingos prospera. Notórios também, foram os geysers "sol de la mañana", os mais altos do mundo, a cerca de 5.000m de altitude.
No final do dia, uma aguda dor de cabeça provava o enjoo de altitude, sentia o cérebro a latejar, pouco agradável! Tomo um chá de coca e vou para a cama cansado


................................Geysers "Sol de la mañana"...........................






.....................................Laguna colorada.................................





.....................................Laguna Colorada................................







No segundo dia acordo um pouco melhor do enjoo de altitude mas ainda um pouco abalado, por isso mesmo, venham mais folhas de coca! Partimos fora de hora já que, bem ao estilo boliviano, estamos todos atrasados.
A primeira paragem fica no deserto de Dalí, nome herdado do pintor surrealista exactamente porque a paisagem marcadamente ao estilo lunar faz lembrar muitas das suas obras. Aqui, encontramos um conjunto rochoso de onde se destaca a árvore de Pedra, uma rocha com cerca de 5m de altura que lembra uma árvore.
A segunda paragem realiza-se na Lagoa Honda, o que não deixa de ser irónico já que todos os jipes que por aqui passam são marca Toyota. Lá tiro mais umas fotos de flamingos e volto para o quentinho que se sente no carro.
Paramos mais umas quantas vezes para ver mais lagoas e flamingos até que chegamos ao sopé de um vulcão activo, o vulcão Ollague. Mais umas chapas e volto para o carro.
Depois de muitas horas no carro, muitas fotografias e algumas dores de cabeça, chegamos ao nosso albergue, um hotel feito quase inteiramente de sal, coisa com piada e com criatividade, comenta Jean, publicitário em S.Paulo.



.....................................Deserto de Dali.................................




.....................................Deserto de Dali.................................



....................................Árvore de Pedra..................................



.....................................Deserto de Dali.................................


Terceiro e último dia. Aqui, o que mais se destaca é o gigante salar de Uyuni que, segundo me lembro, cobre uma área de 12.000km2. Impressionante! Igualmente impressionante, se bem que um pouco fora de lugar tendo em conta que é único no deserto de sal, é a ilha de cactos que encontramos no meio do nada. Parece mesmo um oásis pois o branco ofuscante do sal contrastando com o escuro da ilha dá esse efeito. Não há mais nada nas redondezas!
Mais à frente, já perto do final do dia encontro um trabalhador na mina de sal, totalmente coberto da cabeça aos pés. Curioso, informo-me que ganha cerca de 1 euro por dia...E eu aqui a "desbundar" pela América do Sul!
Chegamos a Uyuni cedo, cerca das 14h30 e após uma breve troca de impressões, eu, Dean, Diana e Tanja (croata que vinha noutro carro) compramos bilhete para Potosí, a cidade mais alta do Mundo, a 4.100m de altitude.


.....................................Ilha dos cactos.................................



....................................Uyuni: Mina de Sal...............................




.........Uyuni: durante uns tempos este foi o nosso veiculo.........




..................................O grupo na sua totalidade.........................

11 comentários:

  1. grande aventura Francisco*
    sabe bem ter noticias tuas

    beijinhos e boas descobertas!

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha de paisagens! Maravilhosas também porque sabemos que aí iremos permanecer somente um par de horas! Eu e a Avó lá continuamos a percorrer o Google Earth à tua procura!!!! Beijocas ruidosas

    ResponderEliminar
  3. Foto-reportagem espectacular! Tens razão, não vale a pena falar muito. A avaliar pela amostra, as paisagens devem ser inacreditáveis. Gostava de sentir a falta de ar que descreves. Gosto que haja um preço a pagar para admirar tamanha beleza. A natureza é mesmo assim, e ainda bem!

    Para onde vais agora?
    (Cuidado, estás-te a aproximar do Kingdom of the Crystal Skull!)

    Por aqui tudo normal: Portugal vai ao mundial.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  4. Depois de visualizar com certo espanto e com uma "inveja fanática" as tuas aventuras e desventuras, percorro as fotos e vejo maravilhado mundos e culturas só vistas no BBC. Por Lisboa tudo normal. Eu e a Ana, minha namorada, cá continuamos no dia a dia, ehehehe. Também por tua causa, do Tó e de mais duas pessoas amigas aderi, mas sem tantas noticias e com moldes diferentes a um Blogue. Pelos lados de Alvaldade o PB + PB (Paulo Bento e Pedro Barbosa), sairam e o novo treinador é o Carvalhal. Ups; a ver vamos como nos vamos comportar depois do Natal.
    Já agora, espero uma visita tua o meu Blogue que é: vivendolhandoomundo.blogstop.com
    Ter em atenção que não saí da capital para por noticias no blogue e o tempo tambem não será muito.
    Aquele abraço
    TMA

    ResponderEliminar
  5. Paisagens lindas, sítios incríveis! Aproveita...
    Beijo grande
    Inês

    ResponderEliminar
  6. lindas as fotografias.
    vou juntar-me à tua mãe e avó e seguir-te no google. :)
    não podia faltar a camisola às riscas.
    beijinhos da Ana Luisa! e meus claro.

    ResponderEliminar
  7. Uma reportagem acompanhada de fotografias dá-nos sempre uma ideia mais real das descrições feitas sobretudo quando há paisagens e isto apesar do google. Belíssimas imagens.Os lagos, o deserto, a montanha, o Sal e ....o actor principal (não se nota o enjoo e o mal estar... mas isso é matéria que como bem sabes eu sou perita e não preciso de subir tão alto)
    O nosso mundo é de facto lindíssimo. Por aqui fim de semana mais longo para alguns com estadia em Ferreira. beijos da Tia Isabel

    ResponderEliminar
  8. Olá Francisco !
    Estivemos a viajar contigo de mapa na mão. Adoramos as descrições assim como as fotografias. Temos saudades do primo/babysitter.
    Beijinhos da Picó e Vasco.

    ResponderEliminar
  9. Olá Francisco, muito boa noite. Queria te apresentar o SouVencedor.com, que é um projeto que tem o objetivo de motivar as pessoas e criar em todos um sentimento de conquista e vitória por meio da esperança independente do tamanho do desafio. O endereço é http://www.souvencedor.com. Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  10. Oi Francisco! Adorei a seu post sobre o Salar! Me empolguei ainda mais. Vou fazer essa trip agora em novembro e queria saber se voce tem alguma dica de agencia confiavel que faz o roteiro atacama-uyuni. Ja me meti em tanta furada na america do sul que hoje em dia ando mais ligada nisso! Se vc puder indicar a agencia que vc foi seria legal. meu email e: marianaoli@hotmail.com

    abracos

    ResponderEliminar
  11. oi Francisco! qual agencia vc usou para ir até o salar?

    ResponderEliminar