quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Machu Pichu

Machu Pichu... Sao 5h30 da manha, Dario e eu entramos calmamente para o autocarro que nos leva lá acima. É lá em cima que se encontra a cidadela mais popular que os Incas nos deixaram como heranca. Francisco Pizarro e a sua horda de conquistadores nunca souberam da sua existëncia e os Quechuas deixaram-na deserta quando se mudaram para outra cidade Inca durante as épocas das conquistas.
Está intacta, perfeita para o turista e com todas as mordomias que rodeiam todos os circos turísticos existentes hoje em dia. Obviamente tudo tem o seu preco. Neste caso existem dois precos. Um é o monetário e o outro é o numero de turistas que povoa as ruínas. Estamos a falar de 150 euros para dois dias e cerca de 2.500 turistas por dia.

Por essa razao lá estamos nós as 5h30 da manha a espera do autocarro. Diz-se por aí que se queremos evitar as legioes turisticas há que levantar cedo, neste caso nem cedo foi: as 4h30 da manha existe o consenso Universal que qualquer interrupcao de sono leva a consequencias nefastas para a nossa saude. Foi por uma boa causa penso eu.

Depois de uma subida até aos 2.800m de altitude saio calmamente do autocarro ao mesmo tempo que a minha mente já está lá. Lá no Machu Pichu... Imaginem um comboio a sair dum tunel longo, foram assim os meus ultimos minutos na fila de entrada, a luz ao fundo do túnel, lenta e brilhante lá se ia aproximando. Subitamente, tamanha beleza! Nunca na vida tinha visto nada assim.
Nem vale a pena tentar descrever por palavras aquilo que nao pode ser discrito, somente presenciado. Passámos 4h nas ruínas e mais duas na montanha Wainapichu e se nao fosse o comboio a tarde certamente teria utilizado todas as minhas horas neste local. Numa só palavra: é mágico.
Vou voltar...

4 comentários:

  1. Que emoção... Sentimos-te nas tuas palavras! :)
    E fotografias?
    abraço forte!

    ResponderEliminar
  2. Acredito. Isso deve ser fantástico mesmo. Os meus amigos Gonçalo e a Rita também aí estiveram e disseram maravilhas. Também estiveram aí o dia todo e andaram a trepar algumas montanhas com vistas para o Machu Picchu. Pelas fotografias que eles me mostraram deu para perceber porque é que isso é uma das maravilhas do mundo (a nova lista).

    Um grande bem haja aos Incas, ou Quechuas, Príncipes do Sol, ou lá o que são. O El Dorado existe: não é de ouro, mas rende como o caneco!

    (Esses preços de que falas mostram bem a mina de ouro que o Machu Picchu rende aos Incas modernos)

    Por aqui nada de muito anormal. Mas uma informação pertinente é: lembras-te de o Padre dizer que "a lareira da sala de Ferreira fumar mal" é um mito dos Fevereiros? Pois bem, depois de uma tentativa há uns dias atrás, também já aderiu ao nosso mito. Eu até fui levado pelo optimismo dele até certo ponto (até porque sempre fui céptico em relação a todos os ditos dos antigos), mas comprovei com ele que a maldita lareira deve estar ou entupida ou mal dimensionada!

    Enfim, quase tudo tem uma explicação científica. Talvez quando voltares possas vir apreciar a lareira a funcionar como deve ser. Vou investigar...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Granda Francisco!! Nem acreditei quando soube que estavas a fazer essa viagem! Fiz uma coisa parecida, dividida por 2 vezes: inicio de 2008 e inicio de 2009. Na 1ª Floripa-Uruguai-B.Aires-Calafate-Ushuaia-Rio. Na 2ª, Rio-Santa Cruz-La Paz-Perú-Uyuni-Chile-Argentina-Rio... E tenho-te a dizer que tiveste em TODOS, mas todos os sitios que valem a pena (assim é que é!!!).
    Pra mim, top 5: B.Aires-Calafate-Uyuni-Estrada da Morte e Machu Pichu...

    Não tenho gds conselhos pra ti... Já foste aos melhores sitios onde fui. Agora só falta onde nao fui...Do Peru pra cima tem coisas boas (há 1 sitio tipo oasis chamado Huacachina, ja ouvi falar mto bem). Equador tb (Guayaquil, lutas de galos!!)... mas infelizmente por restrições de tempo, estes já nao conheci.

    Curte isso tudo e aproveita, porque essa viagem é 1 vez na vida... O que eu curtia de andar por aí de novo... E ainda ás voltas c a tese man (bora Port Wine...)

    Gd abraço!! Que inveja!!

    David tese

    ResponderEliminar
  4. Gostei e fiquei entusiasmado com a descrição, mas fez-me crescer água na boca. Em suma: quero mais.
    Por isso, ou voltas lá, "cum patris beneplacitus" ou sentas-ye com calma, frchas os olhos, revives o dia e acrescentas uma descrição que nos dê para um gozo mais prolongado.

    ResponderEliminar